Jovens por todo o mundo estão enchendo seus espaços com mucho verde e são obcecados por plantas domésticas porque elas não apenas aumentam a qualidade do ar dentro de casa e o bem-estar mental, mas também são de baixa manutenção e quase sempre estáveis. Ou seja, bonito, saudável e fácil.
Pois bem meus queridxs, pesquisas mostram há algum tempo que plantas domésticas nos deixam mais felizes purificando o ar ao nosso redor – e é cientificamente comprovado: elas liberam oxigênio e absorvem dióxido de carbono, o que pode reduzir os níveis de estresse, aumentar o humor, a concentração e a produtividade. Os estilos de vida hortícolas são agora uma tendência crescente para os Millennials, que estão transformando seus pequenos apartamentos em “selvas domésticas” em cidades de todo o mundo. Bora ali comprar umas plantinhas?
O Instagram possui mais de um milhão de posts com a hashtag #houseplants e mais de 100k posts com #plantparenthood. Ou seja, plantas viraram quase filhos! As pessoas, e principalmente essa nova geração, vem criando um afeto com as verdinhas. Contas como @urbanjungleblog, @houseplantclub e @botanicalwomen promovem uma comunidade global de amantes de plantas – e são cheias de seguidores fiéis. Bom, se essa for uma religião, queremos fazer parte.
A jardinagem também está tendo seu momento no spotlight: uma nova geração aprende ativamente a prática e compartilha inspirações nas mídias sociais – o compartilhar faz toda diferença, veja bem. Em 2017, a indústria de jardinagem chegou a 36,9 bilhões de dólares ($$$$$$$) e cinco milhões de millennials nos EUA se dedicaram à jardinagem. Um novo hobbie está nascendo, ou melhor, já nasceu.
A obsessão com plantas, jardinagem e vegetação não termina aí. Com um forte foco na sustentabilidade, os Millennials procuram jardins comunitários, fontes de energia renováveis e materiais de construção ecológicos. Pense em tinta não tóxica, painéis solares e design biofílico para atrair essa galera. Eles andam muito engajados e ainda bem! As novas gerações estão mais conscientes do espaço ao redor e de que fazem parte de um todo – pelo menos uma parte dela. Finalmente.
Mas por que a mudança está acontecendo agora? Influenciadores emergentes, varejistas de plantas da moda e novos serviços de assinatura estão impulsionando o movimento. Fotos exuberantes e repletas de plantas estão em alta – o #urbanjungle tem quase 700 mil impressões no Instagram, enquanto o #plantlife tem quase um milhão. E você acha que por aqui a gente não tá acompanhando esse rolê? A tendência está mais viva que nunca e nada como uma tendência bonita e saudável, né?
Há algo fascinante sobre o verde – em 2017, Pantone denominou “Greenery” uma cor do ano, afirmando que é “ilustrativo de florescer a folhagem e a exuberância do ar livre, os atributos fortificantes de Greenery nos sinalizam para respirar fundo e oxigenar, deixando-nos sentindo revigorado e rejuvenescido”. Eles testavam cantando a explosão de verde de 2018 since 2017. Futurístico. Visionário. Amamos.
Com a falta de acesso à natureza, as plantas parecem estar ajudando essa galera urbanóide a se sentir um pouquinho mais com os pés no chão. E como eles se importam profundamente com o bem-estar, o ambiente que os cerca tem um papel importante nisso. No entanto, eles não estão simplesmente comprando plantas e enchendo suas casas com elas – elas estão realmente PLANTANDO. Do zero. Fazendo bonitinho. Isso está provocando uma enorme revolução que está mudando como os bairros, hotéis e locais de trabalho estão sendo projetados. Sente o impacto.