Tour Art Deco no Rio de Janeiro

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Amante da arquitetura, se segura porque esse guia é pra você! Reunimos aqui algumas das várias joias da arquitetura Art Deco no Rio de Janeiro em um tour pelos bairros da cidade maravilhosa. Se você for um architeture-hunter de primeira viagem, olha só essas dicas para identificar construções Art Deco:

  • Composição de matriz clássica, isso é, cheia de simetrias e verticalização das formas em prédios alongados e geométricos;
  • Predominância dos cheios sobre o vazio, o Art Deco costuma ter grandes blocos de concreto em linhas retas e alongadas;
  • Portarias e saguões altos e imponentes.

Tudo anotado? Então pegue seu celular e vem com a gente dar um rolê!

Centro da cidade:

Começamos nosso passeio em busca das jóias Art Deco do Rio na parte mais antiga da cidade, o Centro. Basta saltar na estação de metrô da Cinelândia para começar a se encantar. Pegue seu café no Starbucks da Praça Floriano e que comece o tour! Já no próprio prédio do café fica localizado o imponente Cine Odeon. Mais a frente, você verá diversos prédios Deco, com a mais variada coleção de estabelecimentos em seus primeiros andares. Um exemplo? O antigo Cine Pathé com sua rica e detalhada fachada escultórica, que hoje abriga uma Igreja Universal em seu térrio.

Logo atrás da praça fica a rua Alcindo Guanabara e a Álvaro Alvim, com uma variedade de prédios de cair o queixo. As vielas pequenas podem assustar um pouco, por isso se quiser analisar a arquitetura dos prédios por mais tempo, uma dica é comer no Restaurante Macrobiótico (Rua Emb. Régis de Oliveira). Sua localização no segundo andar permite uma vista ampla para as ruas e seus prédios, além de várias delicias vegetarianas e veganas. Não longe dali, fica o antigo Cine Vitória, que depous virou casa da recém-fechada livraria Cultura. A fachada do cinema foi preservada, assim como suas paredes, saguão e estrutura interna. Não sabemos se ainda é permitida a entrada após o fechamento da livraria, mas vale observar a fachada. Alias, o espaço está aberto a novas iniciativas!

Seguindo em direção à Carioca, caminhe pela Rio Branco. O que não falta são imponentes e bonitos prédios do Rio antigo. Mais à frente, localizado na Av. Almirante Barroso, 91 nos deparamos com o edifício Mayapan. Carinhosamente apelidado pelos cariocas de “Bolo de noiva” por conta de sua decoração rebuscada na fachada que lembra o glacê do açúcar. Toda sua extravagancia se vê presente também em seu hall de entrada, de inspiração hispano-mexicana. Seu projeto é do arquiteto Mário Freire, de 1940.

Para o descanso da tarde, a sugestão é a famosa Casa Cavé. Tradicionalíssima, a casa de chás fica na rua Sete de Setembro, 133. Com seu interior que mescla o Art Deco com o Art Nouveu dos anos 20, todo o mobiliário e decoração remetem à época. Uma jóia no centro do Rio, não só por sua arquitetura, mas pelo delicioso cardápio de doces, salgados e chás.

Zona Sul:

Gostou do passeio? Tem muito mais! O Rio foi um grande centro de experimentações arquitetônicas ao longo de sua história, e o que não falta são joias escondidas pela cidade. Aí vão algumas para você dar uma olhada!

Se você estiver pela Praia do Flamengo, preste atenção nos prédios! Lá tem de tudo, desde contemporâneos a ecléticos e claro, nossos queridinhos Art Deco. Não deixe de ver o imponente edifício Tabor Loreto, de projeto feito por Henri Sajous nos anos 40. Mais a frente, encontramos outra criação de Henri, o charmoso Edifício Biarritz. Ambos os prédios são hoje patrimônios tombados pela prefeitura da cidade.

E já que estamos falando de outros pontos Art Deco pela cidade, não podemos deixar o bairro de Copacabana de fora! Com a maior concentração de edifícios do estilo, ruas como Ministro Viveiros de Castro e a região do Lido possuem diversos prédios em ótimo estado de conservação. Garantindo um ar de Rio antigo a essa parte do bairro, símbolos como a sereia cromada do Itahy são clássicos cariocas.

Por fim, não podemos excluir nosso querido Roxy! Uma joia viva dos grandes cinemas Art Deco do Rio da década de 30 que se mantém até hoje. Antigamente com uma sala só, seu interior foi dividido em três salas de exibição. Contudo, o estilo aerodinâmico hollywoodiano dos corrimãos combinado com seus painéis e sancas garantem uma viagem ao tempo bem no hall do cinema. Recomendamos a visita em outubro, quando ocorre o festival do Rio e o cinema lota com varias exibições de filmes nacionais e internacionais.

O Rio continua sendo uma cidade linda não se pode discordar. Pinçamos só algumas das jóias do estilo Art Deco que marcou e continua influenciando as vivências de seus habitantes. Deixamos algumas de fora, mas que sabe não fazemos um segundo tour… Mas e aí, anotou tudo? Agora é com você! Desejamos um bom passeio e claro, ótimas fotos pro seu Instagram 😉

Deixe aqui seu comentário
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.