TETO para quem precisa

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Se você não conhece o TETO, a gente PRECISA te apresentar. Bom, resumidamente a ONG é uma organização que atua em 19 países da América Latina e busca superar a pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias, por meio do engajamento comunitário e da mobilização de jovens voluntários e voluntárias.

Algo muito importante e representativo acontece quando esses voluntários espalhados por toda a América Latina se unem em prol de um único objetivo: pessoas são capacitadas, moradias são construídas, áreas de lazer reformadas, ruas pavimentadas, entre muito mais coisas que beneficiam comunidades em situação de pobreza. É um trabalho MUITO bonito, daqueles que te fazem acreditar que o mundo um dia pode ser melhor.

O processo se dá da seguinte forma:

INÍCIO

Como resultado da avaliação de áreas ou unidades territoriais, além do percurso e diálogo direto com moradores de favelas, decidimos com quais comunidades precárias o TETO irá trabalhar.

CONSOLIDAÇÃO DA MESA DE TRABALHO

Momento de consolidação do que foi observado no diagnóstico comunitário participativo e transformado em plano de ação, efetivando o trabalho junto a comunidade para o desenvolvimento de habitat, fomento das capacidades comunitárias, educação em direitos e formação de lideranças comunitárias.

AÇÃO

É hora de implementar o plano de ação. As iniciativas promovem a ligação entre os habitantes da comunidade e o voluntariado a partir do trabalho participativo e organizado. Aqui os projetos viram uma realidade: Construção de moradias emergenciais, reforma de quadras, áreas de lazer, ruas pavimentadas, construção e reforma de sedes comunitárias, espaços formativos para representantes comunitários e oficinas de educação em direitos.

AVALIAÇÃO

Permite conhecer o progresso e os resultados do trabalho conjunto para decidir sobre a renovação ou finalização do trabalho.

Todos sabemos que a América Latina como um todo possui problemas estruturais graves que acabam irradiando pro lado mais fraco: comunidades precárias. E é aqui, na região mais urbanizada e desigual no mundo, onde vivem 104 milhões de pessoas em comunidades precárias. Aqui, 1 em cada 4 habitantes de áreas urbanas vive em uma comunidade, moradia ou acampamento em situação de pobreza. Embora não sejam invisíveis, mas invisibilizadas, essas populações devem resistir por seus próprios meios, com a constante violação de seus direitos e o teste exaustivo de sua capacidade de resiliência.

O trabalho do TETO é a união desses voluntários – quem podem se alistar em qualquer uma das cidades nas quais a ONG atua- exatamente para reverter ou amenizar a miséria e invisibilidade dessas comunidades. O trabalho em conjunto entre moradores de favelas e jovens voluntários é a base para construir uma América Latina mais justa e sem pobreza.

Hoje, a MinD é uma empresa amiga do TETO e temos o prazer enorme de informar que já temos uma parceria que está rendendo muitos frutos e que não tem a menor previsão de acabar. Muitas novidades virão. Novidade genuinamente boas.

E você, quer ajudar?

Áreas em que você pode fazer parte:

  • Administração e Finanças
  • Captação de Recursos
  • Construções
  • Comunicação
  • Desenvolvimento de Habitat
  • Diagnóstico e Avaliação
  • Formação e Voluntariado
  • Gestão Comunitária
  • Gestão de Pessoas
  • Jurídico Institucional
  • Jurídico Social

Para mais informações, acesse https://www.techo.org/brasil/.

Vamos juntxs.

Deixe aqui seu comentário
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.