Sobre toda aquela coisa de “Plant Lady” ser a nova “Cat Lady”: pode ser verdade, mas também é muito verdade que essas duas personalidades podem conviver em paz e harmonia. Com os toques e dicas certas, você poderá viver com ambos em um mesmo ambiente com muito sucesso! Como ter certeza que seus amigos felinos não vão destruir suas amigas plantas (que você deu seu sangue pra ficarem vivas e saudáveis) e quais plantas podem ser tóxicas pros gatos?
Saiba aqui e agora como selar a paz entre os habitantes da sua casa.
SOBRE PLANTAS TÓXICAS:
Não, seus gatos não sabem quando a planta é tóxica – eles não possuem aquele sexto sentido ou instinto poderoso que talvez eles tivessem se não fossem animais domesticados. Alguns gatos não ligam pra plantas, então não seria um problema deixa-los sozinhos com elas. Contudo, alguns felinos cismam em brincar, morder e comer aquela plantinha linda que você gastou um bom dinheiro e/ou suou pra cuidar. Portanto, evite as seguintes plantas:
– Sagu-de-jardim e outras Cycas
– Lírios, Hyacinthus, Narcissus, Amaryllis e qualquer outra planta com bulbo.
– Asparagus aethiopicus
– Dieffenbachia
– Oxalis triangularis
– Azálea
– Dracaena
– Aloe
– Espada-de-são-jorge
– Antúrio
– Costela-de-adão
– Folha-da-fortuna
– Açafrão-do-prado
– Hera
– Jibóia
Claramente não conseguiríamos listar todas as plantas tóxicas existentes na face da terra aqui. Por isso, fique sempre atentx e cheque se a planta que você está trazendo pra dentro de casa é tóxica! Existem histórias de gatos que chegaram a falecer após a ingestão dessas plantas, então é bom sempre estar alerta.
Agora vem aí a lista das plantas CAT-SAFE, prestenção:
– Clorofito
– Plantas pendentes (desde que estejam fora do alcance dos gatos)
– Palmeira-de-kentia
– Cactos (cuidado com os espinhos!)
– As suculentas Rosa de Pedra e Haworthia
– Zamioculca
– Peperomia
– Samambaia
– Calathea
– Tillandsia
– Gramíneas
– Cymbopogon
– Maranta
– etcetcetc ( repito: vale pesquisar sempre que for comprar as plantinhas!!)
DICAS:
– Comece com as plantas não tóxicas para gatos e observe como eles se comportam com elas.
– Coloque suas plantas em um local onde os gatos não possam alcançá-las, por exemplo, em uma geladeira ou em uma sala que você possa fechar quando não está por perto para observar o comportamento do seu gato.
– Ensine-os quando bebês a não incomodar as plantas! Use o poder de um borrifador.
– Aceite que seus gatos morderão (algumas de) suas plantas. Aprenda a viver com suas plantas imperfeitas. Afinal, é a casa do seu gato também!
Fonte: Urban Jungle Bloggers.