Natal Natural // Uma história sobre família, arte e guirlandas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Ao me contar a sua história, Emer Artner estava pleno no seu cafofo da montanha (como carinhosamente chama a casinha linda que tem nas montanhas de Santa Catarina), junto aos seus cachorros e bebendo um chimarrão como um bom cara do sul. Tendo dito isso, vamos começar a contar a trajetória desse artista das guirlandas.

Emer veio de Canoinhas, interior do interior de Santa Catarina. Garoto da natureza, menino raíz mesmo, ele morava com os “opas” – como carinhosamente chama os avós de ascendência alemã. Quando criança morava em um sítio, e lá tudo era diferente de como crianças se divertem hoje em dia. Emer corria sítio afora, ia brincar no paiol, descascava milho…Tudo isso o tornou um cara com muito contato e apreço pela natureza.

Naquela época, fazer a decoração de Natal era sinônimo de diversão. Ele, que sempre foi avesso às decorações clássicas de Natal (fitas, bolinhas etc.) fazia os próprios adereços junto ao seu opa e sua oma, que pela falta de grana tinham que improvisar a decoração natalina. Esse processo sempre incluiu a procura de materiais pelo sítio, como a barba de velho (um tipo de bromélia) que utilizavam para enfeitar o pinheirinho.

A relação com as guirlandas começou com a avó, que fazia guirlandas pequenininhas quando Emer era criança – então ele começou a acompanha-la nessa arte. Após a morte dos avós ele nunca mais tinha as feito, até o dia em que foi morar na montanha com o marido, Bruno (integrante do nossa equipe MinD, btw). Quando se mudou, algo dentro dele renasceu e seu “eu” do interior de Santa Catarina voltou à tona.

Lá onde moram, no município de Alfredo Wagner, eles tem um pé de pera no jardim.  Um dia, ao terminar de poda-lo , Emer notou que haviam muitos galhos que ele poderia usar para fazer alguma coisa diferente. E fez. Todos os galhos da poda foram usados para fazer uma guirlanda, que fez de enfeite para colocar em cima da sua extensa coleção de suculentas.

Já era de se esperar que a guirlanda seria super elogiada e encantaria quem a visse. O Bruno, por exemplo, foi o maior elogiador! Acabou virando fã número 1 das guirlandas hand made do Emer, que acabou repetindo o feito. Na Páscoa, lá estava ele de novo fazendo guirlandas, dessa vez de flor de macela – uma plantinha que eles tem tradição de colher no domingo de Páscoa pela manhã, antes do sol nascer.

Daí pra frente a produção aumentou, fez outra de palha de milho e também começou a sair pela propriedade catando galhos secos com musguinhos e algumas florezinhas no chão, para não tirar nada que ainda estivesse vivo na natureza, para não danificá-la. Algo que ele acredita muito é que dá pra fazer uma diversidade imensa de enfeites naturais super lindos sem destruir absolutamente nada da natureza. Por isso a decisão de fazer uma guirlanda de galhos secos, para não precisar tirar galhos verdes das árvores. E é claro, a guirlanda mais uma vez foi um sucesso.

O casal do cafofo sempre se importou e se dedicou ao meio ambiente, e por isso Emer sempre manteve em mente que a produção dessas guirlandas seria baseado no fato de que não prejudicaria absolutamente nada do da natureza. Lá no cafofo eles tem mais de 250 arvores plantadas! E isso é algo de que se orgulham muito, já que antes não havia nenhuma e sim uma roça de milho no lugar.

Hoje, Emer leva a produção desses enfeites naturais como hobbie com a inspiração de poder fazer algo legal e que as pessoas gostem, principalmente nessa época do ano. Ele foi o responsável pelas guirlandas de todas a vitrines MinD no Natal desse ano – lindas, 100% naturais e sem destruir nadinha da natureza.

Venham conhecer! E pra quem quiser acompanhar o Emer mais de pertinho, sigam ele noInstagram: @e.artner.

 

 

Deixe aqui seu comentário
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.