O Minimalismo surgiu como uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que propõem apenas a utilização de elementos fundamentais como forma de expressão. Desde os anos 1960, a tendência minimalista vem influenciando as artes visuais, o design, a música, a arquitetura e a decoração. Além disso, o Minimalismo foi adotado por muitas pessoas como um estilo de vida e segue alguns princípios da organização.
A principal proposta do Minimalismo é a simplicidade. A ideia é abraçar apenas aquilo que é essencial para a nossa vida, tornando o dia-a-dia mais leve. Para a decoração, esse estilo traz as linhas e formas geométricas simples, composições com poucos objetos, cores neutras e itens de layout clean e funcional.
Por esses motivos, é comum encontrar decorações minimalistas com referências do estilo industrial ou do escandinavo. Essas características podem estar presentes na presença dos materiais naturais, como madeira ou couro, e nas cores situadas apenas em elementos pontuais da décor.
Um ambiente minimalista deve ser claro, arejado e mobiliado apenas com o essencial. Poucos móveis que sejam de qualidade e com função bem definida garantem um espaço amplo, prático e organizado. O ideal é dar preferência aos itens duráveis e de design simples.
Se você está pensando em aderir ao Minimalismo, o Blog MinD traz uma lista de 4 dicas para os seus primeiros passos nesse estilo!
1 – Desapegue!
Possuir menos objetos ajuda a manter a casa organizada e otimiza seu tempo, uma vez que é mais fácil saber onde cada item está guardado.
Mas essa tendência vai além do desapego de objetos desnecessários!
O Minimalismo também diz respeito a desapegar de pensamentos e sentimentos que não nos fazem bem: eliminar distrações, recusar aquilo que nos distancia de nossos propósito e manter apenas o essencial. O objetivo principal é focar no que realmente importa.
2 – Organizar e limpar
A organização é parte essencial de uma decoração minimalista. Os ambientes de cores claras evidenciam os objetos existentes no local. Por isso, qualquer bagunça ou objeto desnecessário pode criar poluição visual.
Ainda, a limpeza do ambiente é essencial para criar a sensação de relaxamento e conforto próprias do Minimalismo. Mantenha o chão e as superfícies sempre limpos e livres de acessórios em excesso.
3 – Invista em produtos de qualidade
Uma vez que você decide possuir menos objetos em casa, é imprescindível optar por itens de maior durabilidade e qualidade para sua decoração.
Além disso, uma boa maneira de começar a aplicar o Minimalismo na sua décor está em dar prioridade aos produtos com fabricação artesanal e de matéria-prima sustentável. Valorizar as origens é uma premissa dessa tendência!
4 – Cores são bem-vindas!
Apesar da predominância dos tons sóbrios e neutros, você pode – e deve! – trazer pontos de cor para a decoração minimalista. Para garantir um ar mais descontraído, ainda mantendo o estilo minimal, aposte em itens de cor pura como elementos de destaque em um ambiente. Mas lembre-se: no Minimalismo, menos é sempre mais!