Annyeonghaseyo!
Hoje a MinD desembarca em Seul! Uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, essa capital asiática é bem mais do que Kpop e tecnologia de ponta. Com uma rica história, arte, culinária e vida urbana super ativa, é um dos destinos mais convidativos se você procura uma experiência única ao viajar para a Ásia. Não deixe a língua e ruas abarrotadas te amedrontarem! A graça de Seul é se jogar, andar à esmo e tropeçar em joias únicas da megalópole coreana. Anota aí nossas dicas dos melhores spots que achamos por lá e vai com tudo!
Must See
Gyeongbokung:
Seul é uma cidade com cinco grandes conjuntos de palácios. O Gyeongbokgung é considerado o mais importante deles. Construido em princípios da arquitetura confuciana, o palácio se localiza no norte da região metropolitana da cidade. No complexo também fica abrigado o Museu Nacional do Folclore da Coréia com um acervo de mais de 130.000 artefatos documentando a cultura coreana. Uma dica um tanto inusitada: se você estiver usando um vestido hanbok típico, entra no complexo de graça!
Rio Cheonggyecheon:
O riacho urbano de 10km de extensão que corta Seul é um oásis no caos urbano da cidade. Apesar de sua história se fundir com a da Coreia, sua reconstrução como parque só começou em 2003, um verdadeiro High Line coreano! Com áreas de lazer e descanso, é uma ótima parada para retomar o fôlego e desbravar a cidade novamente!
Jogyesa:
Perto da estação de Anguk, um dos templos budistas mais tradicionais da cidade é um espaço de relaxamento e paz interior. Com um jardim interno decorado e três grandes Budas dourados no seu templo principal, Jogyesa é perfeito para quem busca contato com um lado mais pacifico e tradicional da Coréia.
Mercado Gwangjang:
Um dos espaços mais antigos desse tipo da Coréia, Gwangjang funciona como um mercadão central. Às margens do rio Cheonggyecheon, ele é a verdadeira experiência culinária asiática. Aqui é pros fortes: desde aquários cheios de lulas e enguias à caldeirões de insetos, pode-se provar de tudo nas barracas que estão lá há décadas.
Lotte World:
Caso você tenha mais tempo de visitação à capital coreana, não deixe de ir ao Lotte World! Um pouco distante, mas ainda assim acessível de metro (estação Jamsil) o maior parque de diversões indoor do mundo é uma verdadeira Disney de Seul.
Museus
Museu Nacional da Coréia:
Um gigante asiático, o Museu possui mais de 310 mil obras e é um dos 20 mais visitados no mundo. Possui artefatos da Pré-História e História Antiga, História Medieval e Moderna, Caligrafia e Pintura coreana com acervo de cair o queixo. O museu tem entrada grátis, por isso é comum ver desde alunos de escolas à monges de Seul por lá. É um pouco distante do centro, mas certamente vale a visita.
Galeria Hyundai:
Um centro de arte moderna e contemporânea, a galeria Hyundai fica perto do palácio de Gyeongbokung. Em funcionamento desde os anos 70, a galeria conta com artistas como Ai Wei Wei e Seung-taek Lee como representantes fixos atuais. O espaço é uma referencia em arte contemporânea asiática, rápido de se visitar em dia de passeio turístico.
Leeum, Museu de Arte Samsung:
Sim, você leu certo! Financiada pela gigante coreana Samsung, a galeria Leeum é um must see para os fanáticos em arte. O prédio de vidro de dois andares abriga um rico centro de arte contemporânea, tendo 36 peças de seu acervo reconhecidas como tesouro nacional da Coréia.
Dongdaemun Design Plaza:
Museu, shopping e incubadora de design em um só lugar tá bom pra você? Esse gigante futurista no meio de Seul é mais que um spot instagramável pro seu feed. Assinado por Zaha Hadid, a construção monumental é um verdadeiro espaço interdisciplinar e essencial para designers coreanos em formação. Tá com um roteiro apertado e não dá pra visitar durante o dia? Relaxe, assim como vários outros serviços na cidade, ele funciona 24h!
63 Sky Art Gallery:
Um tanto inusitada, essa galeria de arte fica no 60º andar de um dos arranha céus de Seul no Complexo Cultural de Yeouido. Se você não ficou convencido pela altura e sua linda vista para a cidade, saiba que o espaço possui três grandes alas expositivas, um palco para performance e um café. A localização dele é um tanto fora de mão, por isso não deixe de pegar o shuttle grátis que sai das estações Daebang, Yeoinaru, Yeouido e Saetgang.
Restaurantes:
Ryunique:
Combinação do nome do premiado chef “Ryu” com “Unique”, o restaurante é um dos mais premiados de Seul, apresentando um cardápio dito como híbrido entre cozinha francesa e asiática. Com pratos lindos visualmente e deliciosos no sabor. O preço chega a ser um pouco salgado, mas a experiência gastronômica é de fato, única. Uma dica: como o espaço pequeno, é recomendável fazer uma reserva antes de ir.
Takeout Drawing:
Localizado no bairro hipster de Itaewon, o Takeout Drawing é um daqueles cafés que mistura arte, design e gastronomia de qualidade. O café é famoso por seu merengue, e pedindo um Paul’s Meringue Factory te garante uma fotinho pro insta. Todo de cimento queimado, o tom de industrial chic em meio ao ambiente artístico garante uma experiência bem além do café.
Balwoo Gongyang:
Lembra do templo Jogyesa? Na mesma rua dele, fica localizada outra joia budista em Seul, o Balwoo Gongyang. Seguindo estritamente as regras da culinária vegana dos monges, esse restaurante apresenta um cardápio da verdadeira “Temple Food”. Apesar de excluir carne, frutos do mar, alho e cebola, sua comida traz sabores frescos, fermentados e orgânicos deliciosos.
Compras
Myeongdong:
Não deixe a multidão te assustar! A frenética Myeongdong é de fato, o melhor distrito para compras em Seul. Aqui você acha desde o vendedor de bugiganga à grandes lojas de departamento. Comum na cidade, a própria estação de metro local já tem várias lojas e dá um spoiler do que está por vir na superfície. Suas ruas fechadas para pedrestes e barraquinhas de comida contribui para um clima shopping spree ideal de 24 horas de funcionamento. Dica: por sua localização central, vida urbana ativa e diversidade de serviços 24h, é uma ótima região para se hospedar em sua primeira visita à capital coreana.
Hongdae:
Um pouco mais raiz que Myeongdong, o bairro de Hongdae esbanja cultura coreana. Cheio de souvenires Kpop, o bairro possui desde lojas de vinil à diversas marcas de moda sem gênero e até um café inteiramente decorado com a Hello Kitty. O bairro é catalisador de tendências e tudo que acontece no cenário musical e fashion de Seul passa por lá.
Starfield CoexMall:
¡OPA GANGNAM STYLE! O maior shopping subterrâneo da Asia não é pra qualquer um não é mesmo? Localizado na badalada Gangnam, esse complexo possui lojas pra você andar até cair, com diversas marcas internacionais e coreanas. Para nós, o que vale a visita mesmo é sua biblioteca. São mais de 50 mil livros em uma impressionante estante de 13 metros!