Jardim de Alegrias // Plantas com alto astral

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

É possível combinar plantas e bom humor, tudo em um só lugar: a sua casa.

“Mas um punhado de folhas sagradas/ Pra me curar, pra me afastar de todo mal”. É nesse trecho da música da cantora e compositora baiana Luedji Luna que percebemos que para além das receitas das nossas avós, ter plantas e, quem dirá, folhas sagradas por perto, pode mudar por completo a nossa relação com o lugar em que vivemos. A palavra Fitoterapia, por exemplo, é uma tentativa de traduzir esse hábito a partir do uso de plantas medicinais para o nosso autocuidado. Formada por dois radicais, “phyton” que significa planta e “therapia” que significa cuidado, entendemos que apenas o ato de introduzir um mundo mais verde no dia-a-dia pode mudar a nossa relação com o mundo e, por isso, com a nossa casa. E cá entre nós, tem uns momentinhos que a gente precisa de uma dose extra de good vibes, né?

Desde o ano passado, o hábito de plantar ou a tentativa de manter algumas plantinhas por perto tem se fortalecido, primeiro porque sabemos que as atividades manuais ajudam a melhorar a concentração e o foco, além de ser um aliado para a autoestima (you grow girl!). Nesse sentido, estar em contato com terra pode ser uma excelente oportunidade de exercitar um cuidado que começa no solo e que traz benefícios também para você.

Por isso, para desestressar e colorir o seu dia aqui vai uma lista de plantinhas – famosas pela ciência e pela sabedoria tradicional das nossas “abuelitas” – que podem estar na sua casa com o propósito de te deixar mais feliz e com mais entusiasmo.

  1. Plantas para alegrar o seu dia. O que elas têm em comum?

Linalol não é nome de remédio, mas bem que poderia ser ( mas daqueles bem naturais). Trata-se de uma substância química que algumas plantas expelem e que se converte em um agente relaxante, graças a sua capacidade de reduzir o ritmo cardíaco e proporcionar o alívio do estresse, trazendo mais equilíbrio emocional para tocar as atividades do dia-a-dia. Ele está presente em plantas como:

1.1 Bergamota :

Conhecida como “planta do amor próprio” pode ser encontrada com mais facilidade em regiões mais frias, como no Sul do país. O seu aroma é um dos mais populares pela sua presença em algumas loções dermatológicas pela sua ação antisséptica, mas a bergamota também é excelente para equilibrar as emoções, aliviar o medo e despertar tranquilidade. Apesar de ser uma árvore frutífera, pode ser plantada em um vaso – de maior porte para comportar a raiz como as demais plantas da sua casa.

1.2 Manjericão

Um clááássico da cozinha, o manjericão é o carro-chefe das plantas mais conhecidas pela presença de linanol. Além disso, é super fácil ter um pézinho dessa planta na sua cozinha ou em qualquer cantinho que receba luz na sua casa. Estude para evitar pragas, porque pragas são umas pragas MESMO.

1.3 Coentro

Outro favorito da culinária, o coentro pode estar presente desde as variações de Gin Tônica até como uma plantinha super simples de cuidar. O seu óleo é conhecido como “óleo da felicidade” por ser importante estimulante, potencializador da criatividade e por auxiliar em processos de desintoxicação.

Go, coentro!

  1. Plantas para acalmar e relaxar. Mito ou verdade?

Em geral, essas plantas possuem aromas mais adocicados e cítricos que talvez você não seja capaz de perceber de primeira, mas que podem fazer bastante diferença no seu cotidiano e no seu organismo.

2.1 Capim Santo


Também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira – não confunda com a erva cidreira, apesar de serem bastante parecidos – ele é comumente utilizado como chá ou óleo essencial, mas pode também dividir o espaço com outras plantas na sua casa. O seu efeito calmante advém de uma substância chamada citral que é um excelente filtro contra microrganismos e, ao mesmo tempo, possui ação relaxante ajudando a diminuir o estresse e a tensão do corpo.

2.2 Lavanda

Também chamada de alfazema, a lavanda é, sem dúvida, uma planta essencial para quem quer encontrar muitas características em uma planta só. Isso porque, ela além de ser um arbusto que pode ocupar uma grande extensão na área externa da casa, seu néctar dá origem a um mel de alta qualidade – bastante difundido nos países do Mediterrâneo -, seu óleo é bastante utilizado na indústria dos cosméticos, além das próprias flores secas poderem ser usadas como um arranjo floral sendo capaz de afastar insetos e outros parasitas. Sim, dá para fazer quase tudo com as alfazemas sim! Segundo a aromaterapia, ela é tão eficaz que pode tranquilizar a agitação dos recém-nascidos e controlar o excesso de emotividade, daí o nome de “óleo essencial do relaxamento”.

2.3 Melissa

De aroma frutado e mais cítrico, a melissa – essa sim, também conhecida como erva cidreira – é uma planta pequena e delicada capaz de produzir pequenas flores que liberam um aroma parecido com o limão. Da mesma família do manjericão e da hortelã, ela ajuda a aliviar várias tensões, dos desconfortos físicos a insônia, ansiedade e depressão. Essa é poderosa.

As plantas listadas acima, para além das crenças e significados populares, fazem parte dos planos  de estudo de muitos botânicos, biólogos, químicos, aromoterapeutas e farmacêuticos que através de estudos laboratoriais puderam comprovar a ação dessas ervas nos demais organismos vivos.

Aqui na MinD nós acreditamos que toda forma de plantar vale a pena, seja ela medicinal, olfativa ou ainda por composição estética com o intuito de construir aquele cantinho aconchegante dentro de casa. Bom, esse foi apenas um empurrão para deixar você decidir onde e como quer começar o seu próprio “jardim das alegrias”. Muito mais do que trazer felicidade, saber cuidar de plantas pode nos fazer perceber que o bem estar e a leveza caminham mesmo juntos, basta afundar as mãos um pouquinho na terra!

 

Deixe aqui seu comentário
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.