Dia nacional do samba: quem são as grandes sambistas brasileiras

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A riquíssima cultura brasileira está presente em diversos aspectos da nossa vida, ainda que a correria da rotina nos afaste disso. Dia 2 de dezembro é comemorado o dia do Samba, o gênero musical que é considerado uma das principais manifestações culturais populares do Brasil, e por isso estamos aqui para contar mais um pouco sobre essa data, sobre as grandes sambistas brasileiras e se prepare: no final temos uma surpresa para vocês! 

O dia do Samba

O Dia Nacional do Samba foi criado em 1963 pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso, um dos nomes da música brasileira e sambista de Minas Gerais. O músico já tinha feito sucesso com sua canção “Na Baixa do Sapateiro”, esta que expressava todo o seu amor pela Bahia, mas foi dia 2 de dezembro que visitou as terras baianas pela primeira vez, e mais precisamente, Salvador, cidade onde se localiza a rua do título da música.

O Samba

Pintura de J. Mortiz Rugendas registra o batuque de negros no Brasil do século XIX*

 

O samba surgiu no Rio de Janeiro pela influência de antigos batuques trazidos pelos africanos que chegaram como escravos no Brasil, e esses batuques estavam geralmente associados a rituais religiosos através da dança e movimentos corporais. Com o tempo esses ritmos começaram a sofrer influência de outros tipos de música já existentes no Brasil com a influência dos países colonizadores. O xote, a polca e o maxixe são grandes exemplos, principalmente no cenário do estado carioca no século XIX. Na virada para o século XX, o samba foi se consolidando como gênero musical popular dominante nos subúrbios e depois nos morros cariocas. Dois nomes muito conhecidos nesse cenário foram João da Baiana, filho da baiana Tia Perciliana que gravou “Batuque na cozinha” e Joaquim Maria dos Santos (Donga) que gravou “Pelo Telefone”, considerado o primeiro samba gravado na história.

O gênero musical envolve uma variedade enorme de subgêneros, que são variações pelos anos seguintes de história e influência das regiões do Brasil. São eles: 

  • Samba de partido alto
  • Pagode
  • Neo-Pagode
  • Samba de breque
  • Samba-canção
  • Samba-exaltação
  • Samba enredo
  • Bossa nova
  • Samba reggae

Você com certeza já ouviu falar de muitos deles!

As Sambistas Brasileiras

As mulheres sempre estiveram presentes no Samba, mas com uma importância   minimizada nas composições, no palco e rodas de samba. Todo o sucesso que esse gênero musical fazia girava somente em torno dos homens e na maioria das vezes, as mulheres eram limitadas à exposição de sua aparência física nos desfiles e quadras. Portanto, a participação feminina no samba era muito limitada aos interesses dos homens. 

Apesar disso, elas nunca deixaram de compor e lutar pelo seu espaço na música afro-brasileira. Nomes como Tia Ciata e Clementina de Jesus foram as figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca na voz das mulheres, que, precursoras em se arriscar nesse meio, deixaram um legado de muita inspiração.

Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Mariene de Castro, Teresa Cristina  das tantas mulheres sambistas de extrema relevância para a história e cultura popular.

Agora é a sua vez de escutar!

Confira a playlist que preparamos para vocês escutarem e desfrutarem um pouco desse estilo musical e soltarem o corpo com o ritmo das músicas!

Acesse através do link: https://open.spotify.com/playlist/3fHiBAWhyPcvM2DDufc1JM?si=6190c16e38c44bd0

Deixe aqui seu comentário
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.