Dia internacional da Montanha: onde visitar e a importância da preservação desses locais

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Além das conhecidíssimas praias brasileiras, o país é rico por suas montanhas, que abrangem tanto os lugares mais radicais quanto os mais tranquilos. Desde 2003, o dia 11 de dezembro é atribuído como o Dia Internacional da Montanha pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A data comemorativa tem como principal motivação a busca da preservação e do desenvolvimento sustentável das regiões e habitantes que ali vivem. 

Assim, separamos os melhores locais montanhosos para visitar com muitas dicas legais, incluindo a importância da preservação destas regiões. 

Montanhas brasileiras para conhecer

Para aqueles que gostam de um passeio mais radical fazendo escaladas e rapel em grandes montanhas, acampando em paisagens incríveis, ou para quem prefere se hospedar em lugares mais tranquilos, separamos alguns lugares para você conhecer e aproveitar.

São Francisco Xavier

Localizado em São José dos Campos, o local está entre a vastidão da Serra da Mantiqueira e, portanto, apresenta incontáveis encantos naturais para os visitantes, como as cachoeiras, montanhas e áreas de preservação ambiental. São Francisco Xavier é ideal para longas caminhadas por estradas e trilhas, e ali está presente uma das travessias mais conhecidas do país: a trilha São Francisco Xavier – Monte Verde. A região conta com diversas opções de hospedagem que variam entre chalés sofisticados e acomodações rústicas.

Santo Antônio do Pinhal

Fonte: internet

Também localizado na Serra da Mantiqueira, e por isso, uma das cidades de clima montanhoso perto de São Paulo, é a viagem ideal para aqueles que buscam o contato direto com a natureza, de forma tranquila e relaxada. 

O turismo na cidade se divide em 4 roteiros:

  • Roteiro Verde: ateliers de arte, a própria Cachoeira do Lageado e lugares ótimos para relaxar, como o Recanto das Orquídeas e Casa da Mata. 
  • Roteiro azul: conta com diversas lojas que vendem cachaças e cervejas artesanais, cerâmicas, trutas, doces, geleias e muito mais. Ideal para desfrutar das produções locais com ingredientes típicos da cidade. 
  • Roteiro vermelho: passeios mais próximos ao centro, como o Boulevard Araucária, Praça do Artesão, Jardim dos Pinhais e Igreja Matriz.  
  • Roteiro Marrom: para conhecer o Pico Agudo, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Gonçalves – MG

Fonte: internet

Localizada em Minas Gerais, a cidade engloba o ecoturismo e o turismo rural. A região também faz parte da Serra da Mantiqueira e portanto, é uma região montanhosa e nesse caso, passeios de 4×4 são recomendados. 

A cidade é ideal para quem curte aventuras ou atividades mais tranquilas (ou os dois né?). Possui cachoeiras de águas cristalinas encantadoras, e os ricos e picos que chegam a 2.100 m de altitude também chamam atenção de todos.

Conheça os ateliês, lojas, cafés e restaurantes e se surpreenda com a gastronomia e artesanato da cidade.

Pedra da Mina (trilha da serra fina)

Fonte: internet

Quarta montanha mais alta do Brasil e o maior pico do estado de Minas Gerais. A Pedra da Mina conta cerca de 2.800 metros de altitude é um dos locais mais admiráveis da Travessia da Serra Fina, super conhecida no Brasil e considerada uma das mais bonitas e desafiadoras do sudeste do país, isso pois seu topo forma o ponto tríplice das divisas entre os municípios Passa Quatro (MG), Lavrinhas e Queluz (SP). 

A Pedra da Mina não se localiza em nenhum parque nacional ou estadual, mas está incluída na Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira, e portanto, conta com alguma proteção legal.

O Morro do Couto

Fonte: internet

Localizado no Parque Nacional do Itatiaia, o Morro do Couto conta com aproximadamente 2.680 metros de altitude. Mas apesar de sua altura, é um dos únicos pontos do Itatiaia que possui um trekking tranquilo e ideal para iniciantes, levando mais ou menos uma hora e meia para alcançar o seu topo. A vista lá de cima é admirável e é possível ter uma visão muito ampla, sendo possível visualizar desde o Pico das Agulhas Negras e a Pedra da Capivara até o Vale do Paraíba e o Vale do Rio do Salto.

Pico das Agulhas Negras

Fonte: legenda

Assim chamado devido suas rochas, que possuem uma coloração escura e com formatos pontiagudos, o pico também localizado no Parque Nacional de Itatiaia, é o mais alto do parque e também do estado do Rio de Janeiro. A montanha conta com 2.790 metros de altitude e chama a atenção de atletas e todos que curtem uma escalada mais desafiadora. Ainda que localizada em uma zona tropical, o pico registra temperaturas negativas durante o inverno e também pode chegar a nevar.

Importância da preservação das montanhas 

As montanhas desempenham um papel muito importante na natureza e na vida das pessoas, e listamos aqui alguns deles segunda a ONU e FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura)

 

  • A água das montanhas fornece entre 60% e 80% de todos os recursos de água doce para o nosso planeta. 
  • O turismo atrai cerca de 15% a 20% do turismo mundial
  • As montanhas desempenham um papel essencial no fornecimento de energia renovável
  • Montanhas são o lar de 13% da população mundial 

 

Essas regiões montanhosas enfrentam diversas ameaças pelas alterações climáticas, degradação dos solos e a intensa exploração de recursos naturais, e portanto, ao visitar estes locais, é preciso tomar conhecimento de que são áreas de importante diversidade ambiental, cultural, conhecimento e também patrimônio.

Como você pode ajudar? 

É possível aproveitar o contato com a natureza nas montanhas sem deixar maiores estragos. Existem locais que cobram uma taxa ambiental na entrada, principalmente em parques como o Parque Nacional de Itatiaia onde se encontram algumas montanhas que citamos aqui. 

 

Nós também separamos algumas dicas para te ajudar nessa preservação dessas regiões:

 

  • Levar ecobags para trazer de volta todo o lixo produzido 
  • Optar por preparar seu alimento e levá-lo em potes para evitar que algum plastico se perca no trajeto 
  • Não cortar ou arrancar a vegetação 
  • Não mover pedras do local ou não levar lembranças naturais para casa
  • Respeitar limites de transpasse e evitar abrir novos caminhos

Vai viajar? Dicas de produtos para utilizar

Já tem a próxima viagem marcada, ou está pensando em planejar sua ida a alguma montanha? 

Se liga nesses produtos que podem contribuir para sua viagem ser ainda mais divertida, agradável, emocionante e sustentável!

Corre para o nosso site para conferir tudo!

 

Deixe aqui seu comentário
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.