Dia da Literatura Brasileira: dicas para uma boa leitura e três livros nacionais para conhecer

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Olá! Me chamo Carla Paiva, sou psicanalista e dona da @comoleio, uma empresa que tem por essência a criação de processos criativos e investigativos por meio da experiência de leitura. 

Em parceria com a Casa MinD, neste Dia da Literatura Brasileira, aproveitamos para celebrar e te fazer uma pergunta: como andam suas leituras? Separei algumas dicas para ajudar na criação desse hábito e três obras nacionais in-crí-veis que você vai adorar ler! Vamos juntos?

A leitura é um processo: vamos trabalhar o seu!

Tenho escutado que, durante a pandemia, muitas pessoas começaram a ler ou retomaram o hábito que antes ficava em segundo plano na rotina. Mas, também tenho escutado que muitos não conseguem se concentrar por ansiedade e preocupação. 

Então, a questão que se abre é: como tranquilizar o corpo e a mente para se entregar à leitura? A experiência da leitura é um caminho muito singular e não é natural. Não nascemos lendo, aprendemos a ler quando crianças e é uma conquista, mas depois pode ser que larguemos essa atividade pelo caminho. 

Assim, perdemos um espaço interno importante para nos investigar e usar a imaginação. Com os livros, entramos em contato com personagens diferentes, outras vozes, cenários e, até mesmo, tempos passados e futuros. Ler ficção, por exemplo, é uma maneira de expandir nossas percepções do mundo de dentro e de fora.

Crie um espaço para ler e apreciar suas história

O espaço é um ponto muito importante para que você consiga se entregar ao exercício da imaginação. Então, escolher um cantinho, criar um cenário, delimitar esse espaço, ajuda a nos comprometermos e a ocupá-lo com a leitura. 

Dessa forma, é como se você sinalizasse para o seu corpo que ali, naquele cantinho, você vai entrar em um outro tempo, um espaço em que o relógio e os celulares não entram e você pode se entregar ao exercício de ler e imaginar. 

Então, crie o seu cantinho de leitura e estabeleça um tempo: ele pode ser no sofá da sala ou em uma poltrona, na cama do seu quarto ou mesmo na mesa do escritório, e pode durar 10 minutos ou algumas horas. O mais importante é que a leitura tenha um espaço e tempo dedicados exclusivamente a você.

Três livros nacionais para se apaixonar

Para celebrar o Dia da Literatura Brasileira, separei três livros para que você se entregue ao espaço e tempo de leitura:  

  • Como se fosse a casa 
  • A vida não é útil 
  • Torto Arado

Como se fosse a casa 

No livro de Ana Martins e Eduardo Jorge, acompanhamos a troca de correspondência entre ambos. Tudo começou quando a autora se mudou para o apartamento de um escritor e iniciou uma jornada de conversas preciosas através de cartas e poesias. O livro traz uma escrita leve e deliciosa!

A vida não é útil 

O livro de Ailton Krenak traz caminhos questionadores e envolventes. Cada capítulo é um universo de conceitos, histórias e memórias que se tornam um farol para tempos onde não sabemos para quem olhar ou seguir. Uma leitura fluida e provocativa! 

Torto Arado

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, é um evento. Tem a força da história contada e a profundidade da história vivida. Narra a jornada de duas irmãs que, por um acidente na infância, são marcadas a continuarem juntas, como se enlaçadas, uma ao corpo da outra. A escrita produz cheiros, sons, gostos e cores. Vale a pena a cada momento!

Agora é a sua vez!

Curtiu as dicas? Então, escolha o livro que mais te chamou a atenção e entre para o mundo maravilhoso da leitura. 

A Casa MinD preparou uma seleção especial para compor o seu cantinho da leitura, confira no site e aproveite!

Deixe aqui seu comentário
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.