Da nata do design // Cadeiras, Brasil e Bahia

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Bahia é terra de mil belezas, história, suor e carnaval – diz muito da nossa cultura através da comida, arte e de sua gente maravilhosa. Das praias às cidades históricas, ela não cansa de nos surpreender das melhores maneiras possíveis – e aqui vai mais uma: O Museu das Cadeiras Brasileiras.

Indispensáveis no dia a dia e símbolos importantes na carreira de muitos designers de respeito, as cadeiras acabam documentando a cultura material de uma época e lugar, revelando aspectos sociais, funcionais e de tendências de tempos que já se foram (ou não).

O Museu das Cadeiras Brasileiras inaugurou no fim de 2018 e agora ocupa o casarão que abrigava a sede do Sindicato Rural de Belmonte, município do sul da Bahia. Foi nesse mesmo endereço que nasceu José Zanine Caldas, um dos maiores designers brasileiros. Autodidata, o baiano de Belmonte começou fazendo presépios com as caixas de seringas do pai médico. Aos 18 anos, começou a estudar desenho e daí pra frente foi só sucesso.

O museu é projeto de Daniel Katz, da Secretaria de Cultura e Turismo de Belmonte e de Zanini de Zanine, filho do ilustre arquiteto brasileiro. O projeto contará também com desenhos, peças de mobiliário, fotografias e maquetes de Zanine.

O responsável pela curadoria é Christian Larsen, curador do The Metropolitan Museum of Art de Nova York, que resgatou dezenas de peças de designers brasileiros como Humberto Campana, Paulo Alves, Carlos Vergara, Aida Boal, Joaquim Tenreiro, Carol Gay, Claudia Moreira Salles, Domingos Totora, Estevão Toledo, Etel Carmona, Fernando Mendes e Flávio Franco.

Acesse http://www.muca.belmonte.ba.gov.br/ para mais infos.

Deixe aqui seu comentário
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.