Muitas pessoas tem duvidas de como compor uma “gallery wall”, para ajudar com este tema, convidamos o nosso parceiro Obrah para falar sobre quadros e auxiliar nas composições!
Composição de quadros- como fazer a sua ?
Você já viu uma parede linda, preenchida por quadros, mas não sabe como conseguir uma igual? Aqui, vamos te ensinar a montar a sua própria galeria de quadros decorativos, nos mais variados tamanhos e estilos. Siga os passos deste guia e transforme completamente o seu ambiente! Mas, lembre-se: este post serve como guia de orientação. O mais importante é você se sentir bem com a composição escolhida e a forma como ela é disposta.
- Escolha uma parede
A melhor parede para se colocar uma composição de quadros é aquela que, naturalmente, já tem destaque dentro do ambiente. A parede atrás de um sofá, de uma cama, de uma mesa de jantar, ou então aquele corredor vazio, é sempre a mais recomendada. Certifique-se que ela possui estrutura que permita que seus quadros sejam fixados no local com pregos, buchas e parafusos apropriados para cada tipo de material das paredes.
- Defina a quantidade de quadros e tamanhos
É importante medir não só o tamanho dos quadros, mas também o espaçamento entre eles. Essa medida pode variar a gosto, mas recomendamos que seja entre 7 e 15 centímetros. Para um visual mais harmônico, a distância horizontal e a lateral devem seguir o mesmo padrão.
Algumas ideias para dispor a sua composição.
- Determine um guia para as suas escolhas
Seja por cor, por tema ou por estilo, determine qual será seu guia na hora de escolher as artes. É a partir desse ponto que você decidirá cada quadro da composição. Escolha o que você mais gosta como referência e siga as orientações a partir dele.
Se o padrão seguido for a cor, verifique se há algum detalhe ou cor que pode ser explorada nos demais quadros. Por exemplo, se a ilustração de uma mulher contar com uma saia vermelha, você pode escolher um quadro cujo tom principal é o vermelho para compor.. É importante ressaltar que nem sempre é preciso fazer uma composição monocromática; as cores podem ser exploradas em conjunto.
Já para ambientes específicos, como um quarto infantil, salão de jogos ou cozinha, selecione alguns posters com essa temática e intercale com alguns neutros para não criar um ambiente poluído visualmente. Fotografias, ilustrações minimalistas e tipografias são ótimas opções de quadros neutros para intercalar com obras monotemáticas ou com mais informações.
Caso o recurso central seja o estilo, o principal conceito a ser mantido em mente na hora de escolher é o equilíbrio. Mantenha quadros com muitos elementos em tamanhos maiores e espalhados pela composição de maneira equilibrada, de forma que o olhar não seja direcionado apenas para um lado. Os posters de coleções de um mesmo artista também são ótimas formas de manter a uniformidade, de modo que os quadros conversem entre si.
- Leve à parede
A etapa fundamental na hora de pendurar os seus quadros é a certificação de que todos estão alinhados em relação ao piso. Posicione a composição em uma superfície horizontal, com o espaçamento entre os quadros já determinado, e meça a largura e a altura da composição completa.
O eixo central da composição deve estar à altura do olhar. Geralmente, essa medida costuma ser 1,60 m do chão. Marque com um lápis o local onde os furos devem ir, considerando tanto o nivelamento individual (um “nível” é um instrumento facilmente encontrado em casas de material de construção que cumprem essa função) quanto o da composição inteira. Em seguida, faça os furos e use buchas apropriadas para cada tipo de parede (concreto, drywall, etc).
Na MinD, temos diversas opções de quadro para compor os ambientes:
Montou a sua composição?
Compartilhe com a gente nas nossas redes sociais @casamindbr