Cores na decoração: veja como deixar sua casa mais colorida

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Quando falamos em decoração, é muito provável que seu primeiro pensamento seja sobre luminárias, vasos, tapetes e outros itens que nos ajudam a compor os espaços, não é mesmo? 

Porém, antes de tudo isso, é preciso pensar naquelas que vão coordenar o mood do ambiente: as cores! Elas são responsáveis por despertar diversas sensações e  causam diferentes efeitos sob as pessoas que circulam no local.

Por isso, separamos algumas dicas para que você possa combinar cores na decoração de maneira prática e assertiva. Então, vem com a gente e se prepare para salvar diversas referências maravilhosas!

Conheça o seu estilo

Antes de escolher as cores que vão te ajudar a compor o décor, é importante conhecer o seu estilo e saber o que você busca para cada cantinho, pois elas influenciam diretamente nas escolhas que serão realizadas posteriormente. 

Por exemplo, se você é fã de uma decoração boho e preza por ambientes acolhedores, os tons terrosos e naturais funcionam muito bem para o que você busca e podem ser combinados com azuis e tons alaranjados. 

Assim, essas cores podem estar presentes desde as paredes, até os pequenos detalhes, como o tapete escolhido, o espelho, os vasos que darão suporte para as plantinhas, as luminárias e diversos outros itens. 

Em uma sala de estar com decoração boho, um homem e uma mulher estão sentados em um sofá amarelo, ao lado de um carrinho de metal azul e de diversos itens de decoração.

Fonte: Casa MinD, 2020. 

A influência das cores na decoração

Outro ponto importante é que cada cor desperta um sentimento ou emoção, e por isso é essencial conhecê-las para entender o que você busca trazer para dentro de casa. Entre diversas outras coisas, elas podem despertar: 

  • Alegria; 
  • Vitalidade; 
  • Tranquilidade; 
  • Frescor. 

Alegria 

Para ambientes em que a criatividade e o bem-estar devem ser estimulados, os tons de amarelo funcionam muito bem e ajudam a criar uma energia de positividade. É uma ótima aposta para o escritório ou para o quarto das crianças. 

Na esquerda: Canto de estudo em um quarto infantil, as prateleiras são amarelas e dão espaço para brinquedos e itens decorativos. Na direita:Escritório com parede amarela, uma cadeira branca em frente a escrivaninha de madeira, na decoração estão presentes quadros, plantas, relógio e luminária.

Fonte: Pinterest, 2020. 

Vitalidade

Os tons avermelhados são ótimos para criar ambientes com uma carga de receptividade e energia, trazendo calor e vitalidade para o décor. A dica é apostar em pequenos pontos de cor, como cadeiras e vasos. 

Sala de jantar com as paredes brancas, uma mesa de madeira no centro acompanhada de cadeiras vermelhas, luminárias brancas no teto e na prateleira vasos vermelhos.

Fonte: Pinterest, 2020. 

Tranquilidade

Se o que você deseja é um ambiente tranquilo e sereno, a melhor opção é incluir tons de azul em seu cantinho. Eles funcionam muito bem para compor aquele espaço zen

Cantinho zen: Uma parede azul ao fundo, decorada com uma tapeçaria. No aparador uma vaso azul acqua, um pote azul, vela, livros e uma luminária estrela.

Fonte: Casa MinD, 2020

Frescor

Para criar ambientes repletos de frescor e harmonia, é indispensável utilizar os tons esverdeados. Eles funcionam muito bem para equilibrar as energias do espaço e ao incluí-los você pode aproveitar para levar as plantas para dentro de casa. 

Três vasos cachepot para plantas em diferentes tons de verde, acompanhados por um regador de metal.

Fonte: Casa MinD, 2020. 

Que tal pintar as paredes? 

Agora que você já sabe como criar ambientes com diversos moods a partir da escolha das cores, que tal incluí-las na sua decoração pintando algumas paredes? Para isso, você vai precisar de criatividade e disposição. 

Afinal, existem diversas possibilidades para esse momento. Você pode criar combinações de cores com formas geométricas: 

Diversos espaços com pinturas em formas geométricas, que combinam cores como: verde e rosa, azul e amarelo, roxo e cinza.

Fonte: Pinterest, 2020. 

Ou ainda, fugir do convencional e pintar o teto do seu quarto, sala de estar ou escritório com uma cor mais vibrante e intensa: 

Quarto com uma pintura branca nas paredes e verde escura no telo. Uma cama com leçol verde e uma colcha rosa fica no canto direito do espaço e do outro lado, um móvel de madeira decorado com plantas e livros.

Fonte: Pinterest, 2020. 

Dessa forma, além de trazer as cores para a decoração, você estará criando ambientes modernos e que, com certeza, vão ajudar a refletir sua personalidade e estilo. 

Crie pequenos pontos de cor na décor

Se você já segue um estilo e não planeja grandes mudanças para o seu espaço, mas ainda assim quer saber como combinar cores na decoração, essa dica é especial para você: que tal criar pequenos pontos de cor na sua sala de estar, varanda ou sacada? 

Assim, você consegue trazer os sentimentos e emoções que deseja para o seu cantinho e dar uma cara nova para aquele espaço que está precisando de mais alegria e frescor. 

Uma ótima forma de fazer isso é escolhendo pequenos itens para completar seus ambientes, como vasos coloridos, quadros ou almofadas com texturas e cores diferentes. Essa última opção além de agregar cor, traz mais aconchego e conforto! 

Três almofadas com textura nas cores areia, terracota e azul, postas sobre um tapete orgânico chevron.

Fonte: Casa MinD, 2020. 

Vem colorir seu lar!

Agora que você já sabe como incluir as cores em sua decoração, é hora de escolher os itens que irão compor esses espaços, não é mesmo? Então, não deixe de conferir todas as novidades da nossa loja virtual. 

Além disso, criamos uma seleção especial de almofadas para que você possa colorir o seu lar e criar cantinhos SUPER acolhedores. Corre lá para escolher as suas! 

Deixe aqui seu comentário
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.