Você vive ouvindo que ter plantas é prazeroso, desestressante e ansiolítico, mas nas suas mãos as verdinhas parecem fazer birra? Quando ganha uma suculenta já começa a suar frio porque sabe que ela vai acabar morrendo? Você cobiça todas as fotos urban jungle, mas não tem i-d-e-i-a de como alguém consegue manter todo aquele verde luxuriante. Para tudo. Se até eu consegui superar uma fase plant killer, qualquer um é capaz. Respira fundo e vem cá aprender os três truques mais ninja pras suas plantas nunca mais sofrerem nas suas mãos.
1. Comece com um vaso
Ter uma selva em casa fica lindo no Pinterest, mas é pra quem já ficou craque no lance de “ler” plantas e entender quando elas precisam de água. Tá começando? Não pira na floricultura. Nem no supermercado. Vai por mim, planta é legal, mas planta viva é mais legal ainda. Tenha o tanto de vasos de que consegue cuidar sozinho.
2. Deixe as verdinhas à vista
Nem lá no alto da prateleira do escritório, nem na parte baixa do rack da TV, lugar de planta é na altura dos olhos e nas áreas de intensa circulação. Se você entra pouco no quarto de hóspedes, se não usa o lavabo, se mal vai pro quintal, melhor usar flores e folhagens de corte nesses espaços, que podem ficar até duas semanas crescendo num cachepô com água.
3. Vai de planta de sombra
Ambiente interno quase nunca tem sol o dia todo, mesmo aquela varanda gourmet que você jura que é quente: calor e sol são coisas diferentes (basta ficar meia hora no metrô da Sé pra entender que um lugar pode ser quente e abafado sem ter nenhuma insolação). Boralá investir em jiboias, calateias, alocásias, sansevierias, filodendros, samambaias e orquídeas, verdinhas que ficarão felizes com poucas horas de sol por dia. 😉